Perfis do Homem

 
O vivo
 
 
Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgastes as tuas vestes? Deixai-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. (2º Reis 5:8).
Assim como Naamã nos remete ao homem morto espiritualmente, Eliseu nos apresenta o perfil de um homem vivo espiritualmente. Vemos que Eliseu não havia falado por si mesmo, mas o Senhor Deus, de forma maravilhosa, testifica ao espírito do profeta que agiria por meio daquela situação (que, para o rei Jorão, representava uma guerra iminente), o Senhor manifestaria a Sua Glória e o Seu Poder, isso por meio da vida de um homem fiel a Deus e cheio do seu Espírito – Eliseu. Um homem que estava absolutamente vivo espiritualmente! Um homem que tinha vida intensa com Deus! Um homem que desfrutava de Sua intimidade!
Se Eliseu agiu com tamanha intrepidez foi pelo fato de realmente conhecer a Deus, de confiar em Suas palavras e não temer obedecer ao Espírito de Deus! Eliseu não era um homem diferente do que somos, contudo, o que fazia a diferença em sua vida era a firme comunhão que ele tinha com o Senhor. Eliseu tinha seus medos, seus conflitos, mas vivia em plena comunhão com o Senhor. Era um homem que buscava os interesses do Senhor em primeiro lugar, era correto, digno, temente a Deus e, consequentemente, se afastava do mal!
Deus falava com Eliseu por que Eliseu falava com Deus! Se quisermos ouvir a Deus é preciso falar com Ele também! Deus fala com aquele que deseja Lhe ouvir! Deus fala com aquele que busca ser apto a distinguir a Sua voz em meio aos ruídos do nosso tempo! Quanto mais interessados em Deus, mais Ele se interessará por nós!
A vida espiritual do homem não se resume em ir à igreja aos domingos e ouvir uma boa pregação, mas é obtida pelo quanto ele se dedica ao Seu Deus! Estamos vivos não porque respiramos, comemos e bebemos, mas porque o Senhor da Glória habita em nós! Porque somos templo do Espírito Santo de Deus, somos morada do Altíssimo, somos casa espiritual, comprada e remida pelo Sangue do Cordeiro! Estamos vivos espiritualmente quando deixamos de sermos o centro e colocamos o Senhor no centro de nossas vidas! O homem vivo espiritualmente precisa viver verdadeira e intensamente Gálatas 2:20 (“logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”) para a Glória e Honra do Senhor Jesus! 
No amor do Senhor Jesus!


Perfil 3 - O desmemoriado
 
 

Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo. (2º Reis 5:7)
Jorão era rei sobre Israel, ele tirou o ídolo obsceno levantado por seu pai, mas continuou a praticar o grande pecado de Jeroboão – adorar o bezerro de ouro. Nos livros dos Reis, como na primeira epístola de João, o “pecado” basicamente significa a substituição de um deus fora do Senhor Jesus, e o “mal” significa fidelidade a esse falso deus e falso salvador.
O que nos chama a atenção nesse texto é o fato de Jorão estar rasgando suas vestes por angustiar-se pelo fato de achar que estaria frente uma guerra iminente contra a Síria. Pois Jorão agiu como uma pessoa que nunca ouviu falar do Senhor! Não se lembrava de que havia em sua cidade um “homem de Deus” cheio do Poder do Espírito Santo! O Rei não se lembrava de como o Senhor havia levantado Israel da condição de escravo para uma nação livre e próspera! Destruiu postes ídolos, mas não erigiu um altar ao Deus Vivo em seu coração! Tentou limpar a nação, mas permaneceu sujo por dentro! Jorão era um home sem gratidão, sem fidelidade, sem memória!
Lamentações 3:21 – “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”
Quer ter esperança nos momentos difíceis, nas lutar e nas provações? Lembre-se de todas as bênçãos que o Senhor já lhe proporcionou! Quantos livramentos Ele já nos deu! Quantas vitórias já tivemos no poder do Seu Nome!
Será que o Deus que já nos fortaleceu tantas vezes estará nos abandonando agora? Será que Deus se esqueceu daqueles que clamam pelo seu nome? Será que o Senhor está com seus ouvidos surdos para que não possa ouvir, ou com suas mãos encolhidas para que não possa salvar (Isaías 59:1)?
Lamentações 3: 21 a 26 na versão da Bíblia: Nova Tradução da Linguagem de Hoje diz assim: “Mas a esperança volta quando penso o seguinte: O amor do SENHOR DEUS não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! DEUS é tudo o que tenho; por isso, confio nele. O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR!”.
Lembre-se! Lembre-se dos grandes feitos do SENHOR sobre a sua vida!!! Isso lhe dará confiança e coragem para não esmorecer, jamais!!!

No amor do Senhor Jesus!
 


Perfil 2 - A generosa
 

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria a sua lepra. (2º Reis 5:2 e 3)

Vemos uma menina que nem sequer tem o nome mencionado na Bíblia, contudo, ela dá um testemunho que muitos homens e mulheres “de Deus” não seriam capazes de dar. Muitos se sentiriam intimidados ou desencorajados a falar de Deus em uma situação como esta. Muitos se contaminariam pelas circunstâncias, pelo ambiente e se deixariam sufocar sob a condição de escravos do inimigo. Não deixe que o ambiente nos mude, mas transforme-o através do Espírito de Deus que está em você!
Teria sido muito fácil para aquela menina sentir-se amargurada ou zangada com Deus, por Ele haver permitido que ela fosse levada cativa de sua terra, de sua família e feita escrava na Síria. Ela teria muitos motivos para se fechar para Deus, esquecer-se de suas promessas, de suas palavras, de seus milagres. Contudo, ao invés de lamentar a sua sorte, esta menina decide continuar amando, adorando, louvando, honrando e servindo a Deus da mesma forma que ela servia em sua terra, junto com sua família.
Aquela menina manteve a sua fé e a sua fidelidade para com Deus! Certamente ela não havia apenas ouvido falar de Deus, mas havia experimentado do Seu poder e da Sua presença em sua vida! Sendo assim, ela decide deixar nas mãos de Deus as coisas que não compreendia e viver como uma verdadeira serva, independente das circunstâncias que enfrentava dia após dia!
Não há espaço para murmuração, lamentação ou mágoa no coração daquele que vive na presença do Deus Vivo, justamente pelo fato de que o que habita nele é o Espírito Santo que a todos consola, transforma e fortalece! Quando abrimos o coração para o Espírito Santo a transformação é inevitável em nossas vidas! Deixamos de ser fracos e nos tornamos fortes! Deixamos a morte e nos tornamos vivos em Cristo Jesus!
Quando sofremos uma perda muito grande nos sentimos, até certo ponto, abandonados por Deus. Quando vivemos certas circunstâncias que não nos deixam felizes, muitas vezes nos isolamos e deixamos que o nosso coração apague as lembranças mais perfeitas que o Senhor Deus nos deu!
O testemunho que essa menina deu a respeito do profeta, do poder de Deus que estava sobre a vida dele (Eliseu), queimava em seu coração, por isso ela não consegue resistir e compartilha desse conhecimento a seus senhores! É impossível conhecer a Deus, experimentar das grandezas de Deus e guardar para si!
Ela tinha de falar do poder de Deus, ela precisava dividir o Deus de Israel com aquele sírio!
Era um ímpio, não importa!
Era um leproso, menos ainda!
Ela precisava dividir das porções doces e gordas que o Senhor já havia lhe dado (Neemias 8:10 e Lucas 3:11)!
1ª Timóteo 6:17 e 19 – “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”!

No amor do Senhor Jesus!


Perfil 1 - O Morto
 
 
E Naamã, general do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de alta estima porque por meio dele tinha dado o SENHOR vitórias à Síria; e era este homem valoroso em extremo, porém era leproso. (2º Reis 5:1)
 
No Antigo Testamento, a lepra representava a condição do homem espiritual. Sendo assim, Naamã, por ser leproso, estaria em uma condição espiritual terrível, ele estaria praticamente destruído, a beira da morte espiritual. O homem que está espiritualmente morto é um homem que está totalmente absorvido pelo pecado.
Naamã certamente havia procurado a cura de diversas formas, mas assim como não há remédio humano para a cura do pecado no homem, assim também, no Antigo Testamento, não havia cura para a lepra.
O homem que busca a Deus é curado, livre do pecado! O homem que busca a Deus se humilha e encontra o perdão de todos os seus pecados. O homem que busca a Deus O encontra e se enche do Espírito Santo que muda a sua condição de podridão espiritual para limpo e santo no Senhor Jesus!
Naamã era corajoso, valoroso, inteligente, vitorioso, era uma inspiração para o seu exército, todos confiavam nele, e enfrentavam exércitos inimigos cheios de coragem por meio de sua influência, contudo, toda a honra que Naamã tinha não era o suficiente para curá-lo. A honra que o mundo nos proporciona não significa nada diante de Deus. Deus não se importa com a condição material do homem, e sim com a sua vida espiritual, com a vida que o homem leva diante Dele.
 
 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma” (Mateus 16:26).
 
Quanto mais nos humilhamos diante do Senhor, mais ele nos exalta. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais crescemos em espírito, e mais o Senhor nos honra e nos abençoa. Quanto mais confiamos e dependemos dele, mais somos ricos espiritualmente, e consequentemente, mais felizes nos tornamos.
 
 Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
 
Lutamos tanto para conquistar tantas coisas, nos esforçamos tanto para termos tanto, mas nos esquecemos do mais importante para as nossas vidas, O Reino de Deus!
Naamã conquistava para o império Sírio, mas não havia conquistado nada junto ao Reino de Deus! Quanto mais ele conquistava neste mundo, mas a lepra se alastrava em seu corpo! Quanto mais honra ele recebia neste mundo, mais longe ele ficava da salvação! Quanto mais distante do Senhor, quanto mais envolvido com as coisas desse mundo e mais preso pelas correntes do pecado, mais próximo da morte! Essa é a condição do homem não regenerado, leproso, destruído – morto!
Não há salvação se não for por meio de Jesus, O Cristo. Sem Jesus, o homem não tem nada e não pode salvar a si mesmo! Sem Jesus, a podridão do pecado se alastra como a lepra em Naamã e arrasta o homem para a escuridão das trevas e da morte espiritual!
Quer saber o segredo para não ser contaminado pela lepra do pecado e não andar de mãos dadas com a morte? Vida no altar! Apenas isso! Vida no altar, esse é o segredo!

No amor do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário